sexta-feira, 24 de maio de 2013

O virtual e o imaginário




O virtual e o imaginário 

A internet surgiu em  período áureo do momento da guerra fria. É intrigante como tudo começou e para que lado as coisas vem acontecendo no decorrer dos anos. O uso dessa ferramenta se torna cada vez mais  poderosa. Tanto crianças como adultos se tornam praticamente hipnotizadas durante seu momento de uso e o  silêncio em casa vem se  intensificando cada vez mais  nas relações familiares.  No trabalho é adotado em determinadas empresas alguns métodos para impedir que funcionários comprometam o seu rendimento através do uso indevido das mídias sociais. A internet é um elemento poderoso,   interessante, instigante e facilitador, entretanto, alguns recursos que ela apresenta ou representa pode também transformá-la em poderosa ferramenta de destruição.  

A cada dia que passa  a população tende a se refugiar no mundo virtual. De forma grosseira tendo a dizer  que o real e o imaginário  tem entrado em competição na vida das pessoas. O imaginário ganha força deixando um vazio nas relações.  Alguns  pais desconhecem o que os filhos estão fazendo na internet e quase não existe diálogo ou momentos de laser ou confraternização familiar. Sem falar dos riscos que adolescentes e jovens correm ao entrarem com contato com pessoas perigosas e interessadas por determinadas formas de se obter determinados tipos de recompensa. 

  A internet veio como facilitadora apesar de estar sendo usada de forma inadequada em determinadas circunstâncias. Com ela  se ganha tempo para resolver questões da vida diária.   Quem não se atualiza com os avanços da internet tende a perder mercado, já que o lucro sempre foi a mola mestra do desenvolvimento social. Entendo que no mundo virtual existe uma localização  de pessoas que se aglomeram de acordo com os próprios interesses e você vai até elas de acordo com a sua necessidade. Se tornou uma memória e sem ela se torna cada vez mais inviável a sobrevivência. Interessados em chamar atenção as  empresas, profissionais e artistas precisam ir onde a maioria tem estado virtualmente. É muito difícil você passar pelas ruas e não enxergar alguém com um celular  navegando,  ou entrando em redes sociais para se comunicar.  Talvez seja a necessidade intensa do ser humano de querer se comunicar, se sentir aceito ou dizer quem é. Necessidade de querer não se sentir sozinho e por isso oferece uma possibilidade de exposição maior onde se pode chamar atenção.  O ambiente virtual é um lugar de exposição e dependendo dos fatos acaba sendo um ambiente maldoso, em que o anonimado possibilita as pessoas fazerem comentários. Hoje em dia quem não está conectado está fora do sistema. 

A psicologia é chamada a prestar atenção neste fato e ao mesmo tempo ir de encontro a este mundo para compreender como as pessoas estão agindo ou o que elas estão buscando. O profissional se depara com novas circunstâncias inusitadas e a cada dia com o obstáculo de repensar seu posicionamento ou suas abordagens e tendo a necessidade de abrir novos  espaços de discussão nesse novo formato em que a sociedade se apresenta . Não deixa de ser uma forma de isolamento e refugio, apesar de ser um progresso no qual não se consegue mais viver sem ela. 




Helena Cristiane 

Nenhum comentário:

Postar um comentário