domingo, 23 de junho de 2013

Educação e progresso





 MANIPULAÇÃO

Porque muitos dizem que a educação é fundamental na formação dos jovens? É através da educação que você tem acesso ao conhecimento. O conhecimento oferece poder, pois você aprende a conhecer de seus direitos, escolher melhor seus governantes, viaja em assuntos interessantes, além de mandar embora possíveis manipuladores. Para estudar é preciso ter prazer. Para quem não gosta, é algo que pode ser aprendido. Mesmo que a pobreza seja uma realidade em sua vida, a sede em aprender acaba sendo mais forte.Temos vários casos no Brasil que começaram assim e que se tornaram pessoas importantes na sociedade, entretanto, falar de leitura para alguns é sinônimo de preguiça , mas penso que o educador seja uma uma peça importante no sentido de ser uma ponte fundamental de ligação entre o conhecimento e o aluno. Muitos mestres possuem habilidades para isso, mas nem todos sabem transferir o conhecimento. A educação sempre será o norte que precisamos para participar do mundo. Deveria ser melhor investida e estimulada para que as pessoas pudessem ter uma consciência melhor de quem são ou do que estão fazendo do mundo. Um bom professor sabe o que vai além dos livros e transmite aos alunos um conhecimento capaz de fazê-los senhores de si mesmos para construir, modificar e refazer o que pode estar perdido. A educação não está apenas em sala de aula e os bons profissionais reconhecem este fato na relação que estabelecem com seus alunos. É algo hereditário oferecendo-nos a capacidade de raciocinar , de construir , desconstruir ou criar coisas novas em nossas vidas.

A educação pode influenciar comportamento e modificar ambientes. As pessoas agem de acordo com aquilo que buscam aprender nos livros, nas relações sociais e nos ambientais. Quem não busca aprender sobre algumas coisas básicas na vida diária, acaba sendo manipulado para algum objetivo alheio.

Um exemplo disso é quando vejo a educação na vida das pessoas quando escolhem frequentar instituições ou abraçar propostas de trabalho. Antes de abraçar uma atividade de qualquer natureza, é preciso saber sobre as bases iniciais daquela instituição ou daquela ideia apresentada. Você precisa saber para quem, porque e para onde a atividade proposta tende a levar o grupo que esteja sendo convocado. Isto precisa estar bem claro antes de abraçar uma causa. Pior fica, se você for daquelas pessoas que coloca sangue e dedicação no que acredita e depois percebe que todo seu esforço chegou a uma finalidade pelo qual não beneficiou a ninguém. Se a proposta do peixe vendido vier sem pé e nem cabeça, a tendencia meu caro, é que você seja manipulado seguindo sonhos ou interesses de outros que não te darão muita importância quando chegarem onde querem. Pior ainda é quando o seu trabalho é voluntário e que você não se deu conta de nada disso. Você corre o risco da atividade se voltar contra você mesmo, seja no aspecto patológico ou social. Atualmente, parece que as pessoas tem acordado e se tornado cada vez mais exigentes quanto a isso. Estão se sentindo cansadas de tantas promessas e também da pressão em serem persuadidas por determinadas idéias. Talvez já estejam encontrando sua própria autonomia.

Agindo pela emoção você esquece de querer compreender a que tipo de trabalho aquele seu esforço ira atingir. Se você oferece qualidade em sua vida e em tudo que procura fazer, praticamente você escolhe qualidade nos covites que recebe escolhendo melhor o que chega até você. Muitas pessoas tem dificuldade de dizer NÃO, mas esquecem que possuem livre arbítrio. Ninguém sabe da sua vida pessoal ou do que você tem feito particularmente para construir seu mundo ou alcançar objetivos que você considera importante. O mundo aqui fora é real e não há mascaras diante da família ou de pessoas que te conhecem melhor. Talvez nem eles mesmos conheçam nossa real essência. É bom refletir sobre o que ou para quem estamos investindo ou reivindicando alguma coisa nesta vida. Sem clareza em qualquer proposta na primeira linha de raciocínio da apresentação de um projeto as vezes é arriscado..Estudar sobre a proposta e conhecer os mecanismos gerados ali para tomar uma decisão, talvez seja um dos melhores caminhos inicialmente. O fracasso muitas vezes vem com a falta de planejamento. O conhecimento estimula o auto amor, porque você aprende a compreender para entender a si mesmo. Aprende a ser um arquiteto do ser humano ao aprender fazer boas escolhas. Amar-se, simplesmente em início de conversa pode ser assim! (helena)

Nenhum comentário:

Postar um comentário